segunda-feira, 11 de maio de 2015

CDI - Certificado de Depósito Interbancário

Continuando as postagens sobre índices econômicos, partimos agora para falar do CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário. É um importante índice que nos fará entender melhor alguns tipos de investimentos em renda fixa.



Os CDI's são títulos criados nos meados da década de 1980. São emitidos pelos bancos como forma de balizar seus empréstimos ou captações entre os mesmos.

A maioria das operações são negociadas por um dia. A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Por esse motivo, essa taxa também é utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento.

Os CDIs somente são negociados no mercado interbancário, transferindo recursos de uma instituição financeira para outra.

Trocando em miúdos...
Via de regra, a taxa CDI acompanha muito de perto a taxa SELIC. Ou seja: quanto mais baixa estiver a taxa SELIC, mais baixa será a taxa CDI, portanto o custo do dinheiro no mercado será menor e os bancos cobrarão menos pelos empréstimos que fazem ao consumidor.
Para consultar os valores do CDI, mensal e anual, você pode consultar o link abaixo:

http://www.valor.com.br/valor-data/indices-financeiros/indicadores-de-mercado

Neste site, você pode comparar o CDI com a taxa SELIC. Uma boa aproximação (regra prática) é assumir a taxa CDI como sendo 99% da taxa SELIC.

Cenário atual:
Com os últimos aumentos da taxa SELIC, o CDI também aumentou. Com o CDI mais alto, a taxa de empréstimos interbancários subiu, aumentando o custo para os empréstimos, dificultando a vida do cidadão comum e das empresas. Porém, o CDI baliza alguns investimentos de renda fixa, os quais falaremos mais a frente. Épocas onde o CDI está alto trazem um pouco de retração da economia, porém também traz oportunidades de maiores ganhos em investimentos.

Exemplo prático:
Existem no mercado alguns investimentos de renda fixa onde os rendimentos são baseados num percentual do CDI. Imagine um fundo qualquer que pague fixo por contrato 90% do CDI. A SELIC de ontem (08/05/2015) estava em 13,25% ao ano (a.a.). Considerando a taxa CDI idêntica à SELIC ( ou muito próxima, o que é verdade), 90% do CDI significa 11,93% ao ano. Então, esse fundo renderia 11,93% ao ano. Bom investimento?

Pois é, muito bom e muito acima da poupança. E o melhor: existem vários tipos de investimentos atrelados ao CDI que rendem próximo a isso no mercado!

Ou seja...
Momentos de crises econômicas são também momentos de várias oportunidades, caso você tenha um pouco de dinheiro guardado disponível para investir. Você poderá conseguir taxas de retorno muito boas e com pouco risco.
Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário