Há uma relação muito próxima entre algumas variáveis macroeconômicas e as taxas de juros pagas a investidores de títulos públicos. Aproximadamente 50% destas variações pode ser mensurada a partir de números, e o restante a partir de expectativas dos agentes econômicos (famílias, empresas, bancos, investidores, etc...).
.
Por isso, é muito importante observar as expectativas dos agentes econômicos, pois elas podem influenciar na rentabilidade de nossos investimentos.
Existem duas formas de fazer isso:
- Gráficos da Estrutura a Termo das Taxas de Juros (ETTJ) - Trataremos disto neste post
- Relatório Focus - Trataremos disto num post futuro
Gráficos ETTJ:
Este gráfico é gerado pela Anbina, e você pode acessá-lo a qualquer momento gratuitamente. Ele sempre avalia o contexto em que estamos vivendo neste exato momento. Vamos usar um exemplo para exemplificar como funciona. O gráfico ETTJ mostra, baseado na demanda por títulos públicos (que vão gerar seus preços e taxas), qual a expectativa do mercado a respeito dos juros futuros, e consequentemente da inflação. Vamos verificar o exemplo de hoje (21/09/2015):
A curva abaixo mostra que a taxa de juros paga a investidores em títulos pré-fixados vai continuar alta por um bom tempo (lembrem-se: isso é uma EXPECTATIVA, NÃO UMA CERTEZA). Isso mostra que a EXPECTATIVA é que o governo continue combatendo a inflação com juros da SELIC altos, consequentemente os títulos do tesouro direto pagarão juros altos também (próximos à SELIC). A consequência destes juros altos é mostrada no gráfico de expectativa da inflação, a seguir:
A previsão de relativa queda da inflação, em função do governo manter as taxas de juros altas, se confirma neste gráfico.
Por isto, sempre existe um grau de risco quando você investe em títulos públicos prefixados (Tesouro Prefixado LTN) ou indexados pela inflação (Tesouro IPCA+ NTN-B), pois hoje a expectativa é uma, amanhã ela pode ser outra. Isto não significa que você não deva investir nestes títulos. Só significa que você deve fazer um pouco de esforço para entender como a coisa funciona, antes de investir, para que você possa tomar uma decisão consciente.
O mesmo vale para quem investe em títulos públicos pós-fixados como LFT ou títulos privados pós-fixados como LCI, LCA, CDB pós ou fundos de investimento pós-fixados, etc. Como são investimentos que seguem a taxa básica de juros (para cima ou para baixo) é importante saber quais são as expectativas do mercado para estes juros, até quando irão subir ou cair, quanto irão subir ou cair, pois sua rentabilidade depende destas variações.
Lembrem-se sempre que Expectativa do mercado é diferente de Premonição. Estes gráficos mostram apenas uma expectativa, que pode confirmar-se ou não. Expectativas mudam a todo tempo, de acordo com o cenário político, economia mundial, etc...
Esperamos ter ajudado um pouco com este post. No próximo falaremos do relatório Focus.
Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário