Vale a pena colocar todos os ovos no mesmo cesto? E se ele cair? Para nossos investimentos, valem a mesma máxima dos "ovos no cesto", que equivale a diversificar os investimentos? Vamos analisar melhor:
Todos já devem ter escutado o velho ditado dos "ovos no cesto". Nele, recomenda-se nunca colocarmos todos os "ovos no mesmo cesto", afim de que, se o cesto cair, não perderemos todos os ovos. E geralmente esta é a primeira recomendação que nos fazem quando começamos a investir nosso dinheiro. Mas será que ela é válida?
Sempre falamos aqui que, quando investimos nosso dinheiro, sempre há um risco implícito em cada aplicação, até nas mais seguras. Alguém pode me dizer que na poupança não existe risco. Eu respondo: Balela! Na década de 1990, o governo confiscou a poupança de TODOS os brasileiros, devolvendo-as apenas após um prazo longo, e sem os juros devidos. Isso pra mim não é risco zero...
A verdade é que todos os investimentos, no Brasil e no mundo todo, têm algum tipo de risco de perdas. Alguns mais, outros menos, mas todos têm algum risco.
Quando você diversifica, você dilui o risco de perda em uma aplicação para várias. Assim, é bem mais difícil que todas as aplicações disponíveis apresentem perdas ao mesmo tempo, assim como também é muito difícil que todas as aplicações disponíveis apresentem ganhos ao mesmo tempo. Então, quando diversificamos, dificilmente iremos ter um ganho global em nossas aplicações que seria muito grande, devido a uma grande valorização de alguma aplicação. Vamos dar um exemplo:
Você compra um fundo de banco que é atrelado ao Dólar e outro fundo que é atrelado ao índice da bolsa de valores (IBOVESPA), aplicando metade do seu dinheiro em cada um. Neste momento, o IBOVESPA cai e o dólar sobe. Resultado, um fundo valorizando e o outro caindo. Se o dólar se valorizar acima do IBOVESPA, você ganha um pouco a menos do que ganharia se tivesse aplicado tudo no fundo atrelado ao dólar. Se for o contrário, você perderia menos do que perderia se tivesse aplicado tudo no fundo atrelado ao IBOVESPA.
Entenderam a lógica? Ao diversificar, você minimiza seus ganhos, porém também as perdas (quando elas acontecem). Daí, quando você diversifica seus investimentos, você pode abster-se de adivinhar para que direção vai o mercado.
Mas você pode me perguntar também: Mas diversificando muito, meus rendimentos não serão muito pequenos, visto que agora serão uma média dos ganhos/perdas de todas as minhas aplicações?
Aí entra a arte de investir: Note bem que a ideia não é diversificar em qualquer investimento, mas apenas em investimentos com bom potencial de ganhos. Não adianta ter vários ovos na cesta se alguns deles estão podres. Portanto, é preciso pesquisar, estudar e entender a fundo cada investimento que fizermos, para que possamos identificar estes potenciais e a melhor hora para fazer cada investimento. E é isso que tento explicar aqui neste blog, sempre!
É claro que não vamos acertar tudo sempre. E analisar profundamente te dará uma margem de segurança bem maior ao diversificar seus investimentos.
Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário