quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Devemos ou não investir em Títulos de Capitalização?

Diariamente, os bancos os quais possuímos conta corrente nos oferecem investimentos em Títulos de Capitalização, prometendo muito dinheiro se você for premiado ou o seu dinheiro de volta corrigido. Será que realmente vale a pena?
A pergunta que sempre vem à nossa mente é: Porquê não vale a pena, se o dinheiro será corrigido e devolvido ao final de um prazo determinado?

A resposta é bem simples: Título de Capitalização = Jogar! Vamos explicar direitinho a seguir.

Para fazer parte deste tipo de "investimento", você precisa depositar de uma vez só ou em várias parcelas mensais um certo valor, o qual fica depositado no banco. Mensalmente, há sorteios de um alto valor e, se você não for sorteado, ao final do prazo estipulado o dinheiro é devolvido corrigido pela TR (taxa referencial).

Até aí, tudo bem. Porém, sabe qual a taxa da TR hoje? Míseros 0,1743% .(http://www.valor.com.br/valor-data/tabela/5804/tr-poupanca-e-tbf)

Para se ter uma ideia, até a poupança rende muito mais do que isso, pagando 0,6646% (http://www.portalbrasil.net/2015/economia/indices_poupanca_diaria.htm)

Notaram a diferença? Em síntese, o banco pega o seu dinheiro a essa taxa ridícula, aplica no mercado (empresas, empréstimos pessoais, etc...) a taxas muito maiores e ganha muito com essa diferença (que é chamada de spread). Esse ganho dá pra pagar um sorteio por mês de um valor alto e sobrar muito ainda.

Por ser tão lucrativo para os bancos, eles oferecem este "investimento" à exaustão a seus clientes, a ponto de serem até "chatos".

A chances de ganhar o sorteio são muito baixas (você conhece alguém que já ganhou?). Tudo bem, se você for sorteado receberá muito mais do que depositou. Mas se o ponto for esse, você pode jogar também na loteria. Dá no mesmo, praticamente!

Quando você aplica em títulos de capitalização, na verdade está corroendo suas economias, em função da correção inadequada do seu dinheiro.

Ficou com dúvida? Quer algum esclarecimento? Comente o post ou nos envie um e-mail.

Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário