quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Conceito de Custo do Ciclo de Vida

Quando compramos um produto e existe outro similar no mercado, porém mais barato, sempre bate aquela dúvida: qual vale mais a pena? Vamos tentar esclarecer um pouco disto neste post.

Comprar um carro da marca A ou B? Usar lâmpada incandescente, fluorescente ou de LED? Comprar um ar condicionado de parede ou um Split?

Estas comparações em termos de consumo aparecem no nosso dia-a-dia, sempre que nos deparamos com mais de uma alternativa de produto/serviço que sejam equivalentes (ou seja, que nos atendam ambas da mesma forma). Porém, como saber qual alternativa nos levará a um menor custo? Escolher o menor preço de aquisição é sempre a melhor saída? Observem a figura abaixo:


A ilustração de um iceberg mostrando apenas a ponta fora d'agua (menor parte) é perfeita para mostrar que, ao adquirirmos qualquer coisa, geralmente há outros custos embutidos além do preço de aquisição os quais não estamos vendo. Um carro é um clássico exemplo disso, visto que, ao comprá-lo devemos levar em conta seus custos de manutenção anual, seguro, combustível, tempo de uso, etc...

Notamos então que a comparação de aquisição de um produto apenas pelo seu preço não é uma boa alternativa. Como fazer essa avaliação então?

Pensando nisso, foi desenvolvido a alguns anos atrás uma metodologia chamada "Custo do Ciclo de Vida" (em Português), ou LCC (Life Cycle Cost - do inglês).

Este método nos permite comparar o custo de um produto em relação ao outro, levando-se em conta todos os seus custos e seu tempo de vida, mostrando-nos o que vale mais a pena em termos de custo mais baixo.

O primeiro passo é sempre escolher produtos os quais estão na mesma base de comparação. Isto é: os produtos comparados devem nos atender da mesma forma. Não dá para comparar por exemplo um Fusca com um Toyota Corola. Os dois são veículos, os dois são movidos a gasolina, porém um é um carro popular antigo, enquanto o outro é um carro de luxo atual.

O segundo passo é listar todos os custos envolvidos além da aquisição, e o tempo de vida de cada produto (quando estiver disponível).

Com estes dados em mãos, vamos fazer 3 exemplos pra treinar?

Exemplo 1: Carro marca A e Carro marca B - Escolher entre 2 veículos populares, qual terá o custo do ciclo de vida menor, sendo que os dois carros possuem exatamente os mesmos opcionais e motor 1.0, estimando rodar 10.000 Km/ano. Suponha também que utilizaremos o veículo por 5 anos.

Dados:



Equalizando todos os custos para 5 anos, vamos ter os seguintes custos totais:



Aqui está a beleza desta metodologia! Um veículo com custo de aquisição mais alto (marca A), porém com custo total menor que quando comparado ao seu concorrente com preço de aquisição inferior (marca B). Compreenderam que os outros custos também influenciam em nosso bolso?

Um outro bom exemplo é com lâmpadas. Vamos verificar 3 tipos diferentes: incandescentes, fluorescentes e de LED. Para colocá-las na mesma base, devemos utilizar a mesma capacidade de iluminação para os 3 modelos. Tomando como base uma lâmpada incandescente de 60W, as correspondentes para as fluorescentes de de LED são, respectivamente, 15W e 7W. Vejamos:


Vejamos que, a lâmpada de LED, mesmo sendo mais cara tem um custo/hora utilizada bem mais baixo do que uma incandescente ou fluorescente, visto que dura mais horas em relação às outras. Isso sem contar na economia de energia, pois para iluminar igual a uma lâmpada concorrente, necessita de uma potência menor (7W para a lâmpada de LED contra 15W (fluorescente) e 60W (incandescente)).
Sendo assim, a economia na conta total é ainda maior.

Pessoal, estes foram apenas 2 exemplos simplificados de como devemos avaliar qualquer produto na hora da compra, utilizando a metodologia de Custo do Ciclo de Vida. Isso se aplica desde finanças pessoais até grandes projetos empresariais. É claro que demos apenas uma "pincelada" no assunto aqui, mas vale a ideia sempre que tivermos que comparar produtos que vamos comprar.

Ficou com dúvida? Quer algum esclarecimento? Comente o post ou nos envie um e-mail.

Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.

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