segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vale a pena investir em imóveis?


Neste post, vamos discutir a respeito deste tema, que em geral é o sonho de muitos brasileiros. Mas, vale mesmo a pena investir em um imóvel?



A resposta é: Depende! Em nossa opinião, a quantidade de recursos disponíveis para comprar o imóvel, a idade do comprador, a utilidade do investimento (morar ou alugar) são decisivos na hora de decidir. Vamos analisar.

Em primeiro lugar, vamos analisar pela idade do comprador. Geralmente os jovens querem comprar um imóvel ao se casarem, ou até antes disso.Daí tentam adquirir o imóvel mediante a um financiamento bancário longo.

Os mais jovens em início de carreira podem procurar melhores oportunidades de emprego e salários em outras cidades, estados ou até mesmo países. Então, porquê comprar um imóvel e ficar preso a uma dívida longa? Isso pode até "travar" um pouco sua vida profissional, visto as dificuldades de mobilidade que pode trazer.

Uma dívida grande pode trazer grandes restrições à sua vida financeira, o que é ruim principalmente para recém-casados. Melhor aproveitar sua juventude, guardar um pouco de dinheiro para suas economias e tentar comprar o imóvel mais tarde, sem se "apertar" demasiadamente.

O ideal é que os mais jovens trabalharem alguns anos, até se estabilizarem profissionalmente. Depois disso, podem utilizar o saldo do FGTS maior, suas economias, e quem sabe comprar um imóvel à vista, com desconto maior e sem pagar os juros de um financiamento (em torno de 9% a 10% ao ano).

Ao contrário do que muitos pensam, morar de aluguel por alguns anos não é tão ruim e pode te dar muita flexibilidade para mudanças, quando necessário.

Outra coisa importante a se analisar é em relação à rentabilidade que um imóvel pode trazer. Você pode perguntar o seguinte: Tudo bem, mas e a valorização do imóvel?

Houve nos últimos anos uma grande valorização de imóveis no Brasil, realmente, porém isso não é sustentável, e como tudo em economia, uma hora vem a correção do valor. Parece que já estamos chegando neste momento. Vejam:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/preco-dos-imoveis-sobe-menos-do-que-a-poupanca-em-2015

A matéria mostra esta correção: Imóveis pelo Brasil afora valorizando menos que a inflação? Pra mim, isso é um péssimo investimento.

E se a compra do imóvel é para alugá-lo? Vale a pena? Pense no seguinte: qual seria o aluguel do imóvel e qual o valor do imóvel? Divida o aluguel pelo imóvel e multiplique por 100. Esta é a taxa que o investimento do imóvel está te pagando em função do aluguel (Ex.: Imóvel de R$ 200.000 com aluguel de R$ 1.000/mês - Taxa de (1.000/200.000)x100 = 0,5% ao mês)

É melhor do que investir em algum outro rendimento de renda fixa que já falamos aqui no blog? Lembre-se que ainda deve-se descontar o imposto de renda sobre os ganhos com aluguéis, e também deve-se considerar o tempo que o imóvel não fica alugado.

Se você investir suas economias em tesouro direto, LCA, CDB e até em poupança, não terá ganhos maiores?

Não estamos aqui pregando que você não deva adquirir um imóvel, mas sim que ele seja adquirido no momento de sua vida onde haja estabilidade financeira e disponibilidade de recursos, o que te evitará entrar em financiamento e você poderá ter um belo desconto, podendo curtir os melhores momentos de sua juventude sem o peso de uma dívida de longo prazo.

Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário