Qual o melhor momento pra entregar a declaração de IR? Seria no início do período, visando recebimento da restituição (pra quem tem imposto a restituir) o mais rápido possível? Neste post, vamos discutir exatamente se essa é a melhor estratégia.
Você tem imposto a restituir em sua declaração de Imposto de Renda? Geralmente, os mais organizados juntam todo o material durante o ano para preparar a declaração e enviá-la logo nos primeiros dias de abertura do período de entrega.
Porém, se você possui imposto a restituir, esta não é a melhor opção. Sabe porquê?
Geralmente a receita federal faz a restituição do IR por ordem de entrega. Ou seja, quanto mais tarde você entregar dentro do prazo, maior o tempo de espera para você receber sua restituição. Ou seja, entregar sua declaração nos últimos dias do prazo de entrega te faz receber sua restituição mais tarde. E é aí que mora uma oportunidade de ganho!
Acontece que, o valor das restituições de IR, enquanto não são devolvidas ao contribuinte, vão sendo corrigidas pela taxa SELIC, mês a mês. E isso é uma ótima aplicação, já que nenhum desconto incide sobre esta correção.
São poucas as aplicações no mercado que vão bater essa correção.
Qual a estratégia então para os mais apressados? Seguinte: Faça sua declaração logo nos primeiros dias e... aguarde! Deixe para entregar nos últimos dias (não deixe para o último, pois o sistema da receita fica lento). Entregue faltando uma semana para encerrar o prazo, por exemplo.
É uma oportunidade de fazer sua restituição ter um rendimento acima da maioria das aplicações de mercado, sem esforço nenhum!
Nenhum comentário:
Postar um comentário