terça-feira, 5 de janeiro de 2016

E se minha corretora de valores quebrar? Perco meus investimentos?

Muita gente fica em dúvida na hora de decidir a corretora para fazer seus investimentos em renda fixa ou variável. A maior dúvida é a segurança: Usar uma corretora ligada ao banco de confiança ou uma corretora independente? Vamos discutir um pouco sobre isso...

As corretoras ligadas aos bancos geralmente transmitem uma sensação de segurança ao cliente, visto a imagem geralmente sólida do banco à qual pertencem. Porém, as taxas para as operações e "guarda" de seus ativos (investimentos) nelas geralmente são mais altas do que nas corretoras independentes.

Porém, quais são os riscos de usar uma corretora independente? E se a corretora quebrar, perco meus investimentos?

A verdade é que as corretoras de valores na verdade são apenas o intermediário na compra e venda dos ativos, e não o responsável pela custódia (guarda) dos seus ativos.

No momento da compra de qualquer ativo financeiro (investimento) este ficará sob custódia da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Então, caso sua corretora quebre, você não perderá o que já está investido. É só transferir seus ativos para outra corretora.

O único problema é se você tiver algum saldo não investido na conta da corretora. Este sim pode ser perdido em caso de quebra da corretora. O que podemos dar de dica é: compre sempre aos poucos e NUNCA mantenha um saldo grande na conta da corretora. Além disso, só transfira algum dinheiro para a conta da corretora quando for fazer algum investimento.

Desta forma, seu patrimônio estará protegido, e seus custos para investir (relativos à taxas) podem ser bem mais baixos.

Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos!

Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário