As corretoras ligadas aos bancos geralmente transmitem uma sensação de segurança ao cliente, visto a imagem geralmente sólida do banco à qual pertencem. Porém, as taxas para as operações e "guarda" de seus ativos (investimentos) nelas geralmente são mais altas do que nas corretoras independentes.
Porém, quais são os riscos de usar uma corretora independente? E se a corretora quebrar, perco meus investimentos?
A verdade é que as corretoras de valores na verdade são apenas o intermediário na compra e venda dos ativos, e não o responsável pela custódia (guarda) dos seus ativos.
No momento da compra de qualquer ativo financeiro (investimento) este ficará sob custódia da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Então, caso sua corretora quebre, você não perderá o que já está investido. É só transferir seus ativos para outra corretora.
O único problema é se você tiver algum saldo não investido na conta da corretora. Este sim pode ser perdido em caso de quebra da corretora. O que podemos dar de dica é: compre sempre aos poucos e NUNCA mantenha um saldo grande na conta da corretora. Além disso, só transfira algum dinheiro para a conta da corretora quando for fazer algum investimento.
Desta forma, seu patrimônio estará protegido, e seus custos para investir (relativos à taxas) podem ser bem mais baixos.
Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário