Por que será que, mesmo em tempos de crises econômicas, há sempre pessoas ou grupos de pessoas que nunca perdem dinheiro? Pelo contrário: essas pessoas estão sempre lucrando! Qual será a mágica?
O segredo de ganhar dinheiro em qualquer investimento: Comprar na baixa e vender na alta. Muito simples no conceito. Porém, na maioria das vezes, dificílimo de se colocar em prática. Quase uma arte!
Entender os mecanismos da economia que governam o valor dos ativos onde investimos é essencial. Primeiro é necessário entender que a economia vive de ciclos, SEMPRE. Períodos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e períodos de recessão (estagnação ou decrescimento do PIB). Esses ciclos, se alternam. Podem ser longos ou pequenos, não têm uma frequência fixa. A década de 2000 a 2010 foi exemplo de ciclo de crescimento. Já agora, estamos vivendo uma grande contração da economia e não sabemos até quando.
Épocas de crescimento são caracterizadas por crescimento de salários, geralmente. Em consequência, como somos mal preparados em educação financeira, acreditamos q esse ciclo nunca acabará. Exageramos nos gastos, financiamos imóveis muito caros, frequentamos restaurantes mais requintados, etc... Não fazemos reservas com o que ganhamos a mais e com isso, deixamos de ficar tranquilos quando o ciclo econômico se inverte.
Num ciclo de recessão, pessoas perdem empregos, o comércio vende menos, indústrias lucram menos, etc... Daí, o preço de imóveis, carros e bens em geral tendem a cair, pois quem tem algo a vender com urgência aceita preços menores.
Geralmente, momentos como estes também aumentam os juros pagos pelos principais investimentos em renda fixa, o que está acontecendo agora em nosso país.
Identificar esses momentos de bonança e poupar durante eles cria oportunidades incríveis nas épocas de crises. Pois bem, esses são exatamente os momentos de comprar "na baixa", para depois em momentos de euforia vender "na alta". É fácil? Obviamente que não. Exige paciência, esperar talvez alguns anos. Mas esta é a grande sacada.
Estou vendo neste momento imóveis já caindo de preços, com construtoras dando descontos de até 30% ou mais. A margem para negociação está muito boa! Há também títulos públicos e privados pagando mais de 15% ao ano, neste exato momento.
Não estou aqui pregando pra ninguém deixar de aproveitar a vida com rendimentos a mais que ganham em períodos de crescimento. É claro que a vida deve ser aproveitada também. O que não devemos é perder o controle, e deixar de poupar mais quando isso é possível.
As crises sempre virão, mais cedo ou mais tarde. Aos poupadores, bom proveito!
Nunca esqueça: Sempre ponha tudo na ponta do lápis e tome sua decisão. Se precisar de ajuda nas contas, envie um e-mail para investindosemmedo@gmail.com com as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário